Publicidade
Dias D'ávila / BA - 18 de Agosto de 2025
Publicado em 04/08/2025 14h26

Casal baiano cruza a Itália de bicicleta e fortalece cicloturismo na Bahia com evento esportivo e sustentável em Praia do Forte

Praia do Forte compõe o top três dos principais destinos brasileiros para o cicloturismo e receberá competição com proposta de reflorestamento e valorização da comunidade local
Por: Assessoria de comunicação

Paulo e Raissa na Costa do Cilento - Crédito: Arquivo pessoal

Como forma de celebrar os 25 anos de união e seus aniversários de 50 e 60 anos de idade, Raissa e Paulo embarcaram recentemente em uma jornada inspiradora: pedalaram 1.200 km por cinco regiões da Itália, cruzando o país de norte a sul com apenas duas mudas de roupa e espírito aventureiro. Foram 38 dias de viagem, passando por mais de 30 cidades e enfrentando cerca de 10 mil metros de altimetria, numa experiência intensa de conexão, superação e autoconhecimento. 

 

"Viajar de bicicleta com pouca bagagem foi um grande desafio e um enorme aprendizado. Percebemos o quanto precisamos de pouco para sermos felizes. Foi transformador e nos fortaleceu como casal", compartilha Raissa, que celebrou seus 50 anos durante a jornada.  

 

A Itália é conhecida pelos amantes do ciclismo de aventura como um dos melhores destinos do mundo para a prática. E na Bahia, terra onde vive o casal aventureiro, Praia do Forte desponta como um dos principais destinos nacionais para cicloturismo. Com paisagens deslumbrantes e excelente infraestrutura para o turismo esportivo, a região integra a Costa dos Coqueiros e foi eleita o 3º melhor lugar para pedalar no Brasil, segundo ranking do portal Bike é Legal. Ao lado da Rota do Descobrimento e da Chapada Diamantina, a Bahia ocupa três posições no top 10 nacional, reafirmando seu potencial como referência no setor.

 

Crédito: Arquivo pessoal

Cicloturismo em Praia do Forte 

Raissa e Paulo figuram entre os nomes que vêm impulsionando o cicloturismo na região e, anualmente, organizam uma competição esportiva na Reserva Sapiranga, em Praia do Forte: o Desafio Latitude 12. Criado com o propósito de promover o esporte em duplas e equipes, o evento conta com provas de Trail Run e Mountain Bike, além de ações voltadas à sustentabilidade e à comunidade local. 

 

Em sua 7ª edição, o Desafio Latitude 12 contará com uma ação ambiental marcante: o plantio de uma muda de árvore nativa por atleta inscrito, em parceria com projetos ambientais locais, a Embasa e a prefeitura municipal de Mata de São João. A expectativa é plantar mil mudas ao longo do evento. 

 

Com provas voltadas para adultos, crianças e famílias, o Desafio Latitude 12 acontece nos dias 4 e 5 de outubro com duas modalidades esportivas: Trail Run, com percursos de 7K, 15K e 21k no sábado (4); e Mountain Bike, com percursos de 30K e 60K no domingo (5). Todas as provas acontecem em circuitos cercados pela natureza e belas paisagens do local, unindo esporte, natureza, responsabilidade social e memórias afetivas, promovendo o turismo sustentável e experiências que conectam corpo, mente e propósito. 

 

Com o Dia Nacional do Ciclista se aproximando, em 19 de agosto, o momento é ideal para destacar histórias como a de Raissa e Paulo e o crescimento do cicloturismo na Bahia como ferramenta de saúde, lazer, turismo e transformação pessoal.

Publicidade

Comente essa notícia