Publicidade
Dias D'ávila / BA - 22 de Agosto de 2025
Publicado em 23/04/2025 19h15

Programa "Do Berço para a Mesa" é apresentado no I Encontro de Piscicultores de Camaçari

.
Por: Dias D'Ávila Agora/Ascom

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), reuniu na manhã dessa quarta-feira (23) mais de 40 produtores de peixe em cativeiro da sede e orla do município. O I Encontro de Piscicultores de Camaçari teve como propósito apresentar o programa "Do Berço para a Mesa", iniciativa que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visa proporcionar o aumento da produção de tilápia no município, estimulando, a médio prazo, o associativismo e a consolidação de unidade de beneficiamento do pescado.

 

Realizado no auditório da Secretaria de Governo (Segov), o evento promoveu a escuta de produtores acerca do programa, que vê o beneficiamento e a comercialização do pescado como etapas cruciais para o desenvolvimento da atividade.

 

O piscicultor Carlos Alberto Lírio vê como positiva atenção do governo municipal para com os produtores. "Tenho uma boa expectativa com essa iniciativa da prefeitura, da Sedap. Já estou nesse ramo há vinte anos e eu sempre bato na mesma tecla que Camaçari tem um potencial enorme para a criação de peixe", ponderou o produtor cujo criatório tem como endereço a Vila Agrícola, na sede.

 

O Senar vai assessorar o manejo dessa produção, prestando serviço de orientação técnica e gerencial aos produtores municipais. "Vamos atuar em apoio ao programa Do Berço para a Mesa, prestando assistência técnica e de gestão durante dois anos para 30 produtores, com perfil que já comercializam, para que assim eles possam aumentar sua produção, sua produtividade, objetivando a elevação da sua renda e de sua qualidade", explicou a médica Veterinária Daniela Coutinho.

 

A Coordenação de Pesca da Sedap entende o esforço de organizar a atividade no município como o passo mais importante a ser dado, nesse momento. "Esse primeiro contato é indispensável pelo fato de que eles estavam esquecidos. Se não houver essa organização, o município não tem ciência da riqueza que, de fato, ele tem", reconheceu Osmar dos Santos, coordenador da área.

 

Segundo Mônica Evangelista, assistente social da Sedap, o programa tem como horizonte de execução e consolidação os próximos quatro anos. "Entre as estratégias de ação previstas, está desde a identificação desse produtor, passando pela garantia de acompanhamento técnico, concessão de alevinos [peixes no estágio embrionário] e de ração, aquisição de tanques-rede e suspensos, além de melhoria em tanques escavados que já existam, uma vez elevada a produção de tilápia de Camaçari, a gente quer entregar para eles uma unidade de beneficiamento para que o produto já saia embalado a vácuo e congelado, trabalhando em paralelo a questão do associativismo através de cooperativas. Com isso se fecha o ciclo do berço para a mesa, mediante a comercialização do pescado", esclareceu.

 

O evento também contou com a participação do secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, que falou sobre a importância da figura do pequeno produtor na garantia da oferta de produtos saudáveis ao mercado, diante de regras atuais que ordenam o uso de defensivos agrícolas no Brasil. "Vamos fazer uma Agricultura e Pesca com coragem", declarou.

 

Foto: Patrick Abreu
Publicidade

Comente essa notícia