Publicidade
Dias D'ávila / BA - 22 de Dezembro de 2025
Publicado em 16/12/2024 22h55

Conheça a trajetória inspiradora de Kauê Abdyr, campeão nacional de Jiu-Jitsu aos 17 anos

Kauê Abdyr é um exemplo de como a força de vontade e o apoio familiar podem transformar vidas.
Por: MAIS REGIÃO

Reprodução
Reprodução

Aos 17 anos, Kauê Abdyr, um jovem talento de Dias d'Ávila, se consagrou como campeão nacional de Jiu-Jitsu, consolidando-se como um dos maiores nomes da modalidade no Brasil. Sua trajetória, marcada por superação, determinação e humildade, é um exemplo de como a força de vontade e o apoio familiar podem transformar vidas.

Kauê iniciou sua jornada no esporte de uma forma que muitos considerariam improvável. Para participar dos primeiros campeonatos, ele não contava com patrocínios ou apoio financeiro. Ao invés disso, o jovem vendia geladinhos na Praça de Dias d'Ávila, cidade em que mora, para juntar o dinheiro necessário para cobrir os custos das competições. “Minha jornada no esporte começou de forma humilde. Para competir nos primeiros campeonatos, vendia geladinhos na praça para juntar o dinheiro. Com muita persistência e apoio da minha família, fui crescendo no esporte, até me tornar campeão de títulos importantes para a Bahia e para o Brasil”, relembra Abdyr, com um sorriso de gratidão pela caminhada árdua e vitoriosa.

 

Hoje, Kauê é um dos atletas mais respeitados do Jiu-Jitsu, com uma lista de títulos conquistados, tanto em competições nacionais. Entre suas principais conquistas estão o Vice-Campeonato Mundial (FIJJD) 2023, o Vice-Campeonato Word Cup BJJ Pro (X-Combate) 2023, o Bi-Campeonato Pan-Americano 2023 e 2024, e o Terceiro Lugar no Absoluto 2023 e 2024 (FIJJD). Em 2023, ele também se consagrou Campeão da Copa do Brasil nas categorias e no Absoluto, em Recife/PE, e, no ano seguinte, foi Campeão no Gi na Copa do Brasil (categoria e absoluto em FSA), além de Vice-Campeão com Kimono nas mesmas categorias. Além disso, Kauê conquistou o Vice-Campeonato Brasileiro (FIJJD) em 2024 e a Medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro (FIJJD) no mesmo ano.

Em 2023, foi Vice-Campeão do Salvador Spring Internacional Open (IBJJF) e, em 2024, conquistou a Medalha de Bronze no mesmo torneio. Recentemente, ele também se destacou como Campeão da BadBoyCup (FBJJMMA) em 2024. Ao todo, Kauê acumula 26 medalhas, incluindo mais de 12 títulos estaduais, consolidando-se como um dos maiores nomes da nova geração do Jiu-Jitsu.

Para além dos resultados no tatame, Kauê é reconhecido por seu comprometimento em promover o esporte e inspirar outras pessoas. Em 2023, foi eleito Atleta Destaque do Ano, um reconhecimento do seu desempenho e da sua trajetória como exemplo para os jovens. Como parte de seu papel como embaixador do esporte, ele também teve a honra de carregar a Tocha do 2 de Julho em 2023 e 2024, representando a Bahia em um momento histórico e simbólico para o estado.

Kauê segue com os pés no chão e continua sendo um exemplo de perseverança e disciplina para todos ao seu redor. Ele desenvolve palestras e ações voltadas para crianças e adolescentes, especialmente abordando a importância do esporte no combate à obesidade infantil e na construção de valores. “Gosto de compartilhar minha história, mostrando que sonhos podem se tornar realidade, independentemente das dificuldades. O esporte me deu uma direção e é isso que tento passar para os mais jovens”, afirma.

Comente essa notícia