
Foto: PFDF/Divulgação
Um computador da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) foi apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (29), na casa do militar Giancarlo Gomes Rodrigues, ex-assessor do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), antigo diretor da agência.
Antes, o dispositivo havia sido vinculado ao nome do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), mas os autos do processo apontam que, na verdade, ele foi encontrado pela corporação na residência de Rodrigues. A esposa do ex-assessor é funcionária da Abin, por isso a PF apura quem realmente utilizava o computador.
Ainda de acordo com os autos do processo, a PF suspeita que Rodrigues “por determinação do Dr. Alexandre Ramagem, teria feito monitoramento injustificado do advogado Roberto Bertholdo, que teria proximidade com os ex-deputados Joice Hasselmann e Rodrigo Maia, à época tidos como adversários políticos do governo”.
“Conforme informações policiais, Giancarlo Gomes Rodrigues é militar e à época dos fatos estava cedido à ABIN, tendo sido lotado no Centro de Inteligência Nacional (CIN), operando a ferramenta First Mile, cujo desvirtuamento é objeto de enfoque nas investigações em curso”, diz outro trecho do documento.