Publicidade
Dias D'ávila / BA - 24 de Dezembro de 2025
Publicado em 09/08/2023 12h35

Esgotos irregulares deixam 14 praias impróprias para banho em Salvador

Atualmente a capital conta com 90% de cobertura de serviço de esgotamento sanitário segundo a Embasa, o esgoto na capital é levado para estações de condicionamento prévio.
Por: Aratu Online

Salvador é uma cidade que tem o mar como uma das principais belezas naturais. São 50km de praias, mas apesar dessa imensidão, esgotos a céu aberto costumar ser problemas.

Atualmente, a capital baiana conta com 90% de cobertura de serviço de esgotamento sanitário segundo a Embasa, o esgoto na capital é levado para estações de condicionamento prévio para ser enviado ao emissário submarino, que dispersa os resíduos, de maneira adequada, no oceano.

Mas ainda assim, a cidade sofre com as ligações clandestinas que despejam o esgoto nas galerias pluviais, sem qualquer tipo de tratamento, levando resíduos direto para as praias. Por conta da situação e, obviamente, da água suja, os banhistas acabam se afastando dos locais afetados.

Mais de 130 pontos do litoral baiano são monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), No momento, a fiscalização aponta que Salvador possui 14 praias impróprias para o banho. O coordenador de Monitoramento, Eduardo Topázio, alerta que se a população identificar alguma ligação clandestina que seja causador desse problema, deve denunciar o caso ao instituto.

Comente essa notícia