Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara anunciou que uma comitiva interministerial vai reforçar "as ações de desintrusão [retirada de não-indígenas]" das terras

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Agentes da Polícia Federal (PF) estiveram neste domingo (30) na Terra Indígena Yanomami para apurar o ataque de garimpeiros à comunidade indígena Uxiú. Segundo lideranças indígenas, três yanomamis foram baleados no sábado (29). Uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local. As outras duas estão internadas. As informações são da Agência Brasil.
A Superintendência da PF em Roraima informou que tomou conhecimento no início da noite de ontem que garimpeiros teriam atacado a comunidade indígena. Os agentes periciaram o local e ouviram o depoimento preliminar de testemunhas.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou que uma comitiva interministerial vai a Roraima para “reforçar ainda mais as ações de desintrusão [retirada de não-indígenas]". Ela solicitou também o reforço do Ministério da Justiça para investigação do caso.