
O sábado amanheceu lindo, o sol fez questão de prestigiar a nossa Remada Rosa e a rainha das águas também compareceu deixando o mar de Itapuã tranquilo e cristalino. Com esse cenário perfeito o restante da festa ficou por conta da energia contagiante dos participantes. Colorimos o mar da praia de Itapuã e fizemos um lindo encontro dentro e fora da água. Alegria, solidariedade, união e alto astral marcaram a segunda edição da Remada Rosa, que aconteceu sábado (22), em alusão ao outubro rosa.
Aos poucos os participantes foram chegando e a Rua K foi ficando rosa. Sups, canoas havaianas e caiaques estacionados na beira do mar esperavam a hora da remada de integração. Na areia um sorriso mais bonito que o outro contagiava os frequentadores da praia, que pararam para ficar apreciando “aquele momento”. O clima era de uma grande confraternização. Logo a locutora e comentarista oficial dos eventos de SUP em Salvador, Nicole Saback , que aceitou o nosso convite com muita simpatia, assumiu o microfone e deu o tom esportivo à manhã. Abertos os trabalhos, os educadores físicos Vitinho e D2 da Liger Sport puxaram um alongamento e a banda Marana deu uma palinha para animar e esquentar a remada. Sob a orientação e comando da atleta profissional de SUP, Maíra Azevedo da CTS, os remadores entraram no mar e foram juntos em grande sintonia até Plakafor.
Duas canoas havaianas OC6 também fizeram questão de participar da festa. A equipe da Canoa Bahia e a da Nativos VA’A entraram juntas no mar e levaram com elas duas convidadas de honra - Juçara Carvalho e Augusta Veloso. Ambas vencedoras de batalhas contra o câncer de mama. Juçara Carvalho rema quase todos os dias, seja na canoa ou SUP e já participa de campeonatos. Para ela, não há melhor lugar no mundo que não seja no mar. Augusta Veloso também venceu um câncer de mama, faz parte do programa AMO VIVER da clínica Amo e do projeto essência, coordenado pela personal física Talita Batistelli. Para Augusta o mais importante é participar das coisas boas da vida, e remar é sempre uma alegria. Da areia os comentários eram vários, mas um em especial nos chamou atenção: “Que lindo essa união por uma causa tão nobre”!
Após a remada em grupo foi a vez da brincadeira de gente grande, o “Esquente Rosa”. Num percurso de 2km os competidores testaram a capacidade física e resistência. Foram duas voltas na raia de 1km, montada em frente à rua K. Os remadores tiveram que largar da areia, contornar duas boias – a primeira no sentido Plakafor e a segunda no sentido Farol de Itapuã. A transição na areia, além de garantir alguns segundos para aquele gole de água regenerador e receber os incentivos da torcida, torna a disputa bastante animada. Finalizada as disputas, foi hora de premiação, sorteios e um som massa da banda Marana!!!
E porque uma remada rosa?
Dentro do mar sempre ouvimos e contamos muitas histórias. Costumamos dizer que além de remar fazemos “marterapia”- aquele momento da resenha que a pessoa fala sobre a vida. E são tantas histórias da vida real que daria uma novela. Mas as histórias que mais nos chamaram atenção foram justamente de alunas que tiveram câncer de mama. Entre a descoberta do câncer, tratamento, cirurgia e cura, são muitos episódios de dúvidas, medo, insegurança, tristeza, preocupação... A dor de um câncer não é só física, é uma dor que vai além, ela fixa na alma. E para superar só tem uma saída: ser forte. E foi assim que veio a vontade de organizar a remada rosa nas águas que dão força e servem de remédio e terapia o ano todo para tantas mulheres remadoras.
Essa remada rosa foi muito especial. Conseguimos mostrar através das próprias sobreviventes do câncer de mama que a doença tem cura, que a prevenção é sempre o melhor caminho e que o esporte é uma das principais armas nessa luta. Além disso, a participação e apoio de muitas pessoas e grupos de SUP e canoa de Salvador, enriqueceram demais o evento. Muito bacana ver a integração das pessoas e o carinho de todos com aquele momento que foi muito além de uma remada. O nosso outubro rosa no mar foi um grande alerta para a prevenção do câncer de mama e incentivador para que as mulheres que estão ou já tiveram a doença, saibam que a cura está na força e vontade viver de cada uma.
Camisa solidária
Outra novidade dessa remada foi a camisa solidária. Numa parceria com o artista plástico Paulo Mello e a loja Tempt, criamos uma camisa com estampa exclusiva ao outubro rosa. Essa camisa está sendo vendida na Loja TempT do shopping Passeo no Itaigara. O lucro com a venda dessas camisas será doado para o Naspec. Vamos Ajudar? Quem quiser a camisa e não tiver tempo para ir comprar, basta entrar em contato que a gente entrega em casa!!!
71 9 9902-5080
A Remada Rosa foi uma realização do SUPFriends e Ruffo Marketing. Contamos com o apoio e patrocínio do Laboratório sabin, Loja Tempt, Banda Marana e Comissão dos Direitos da Mulher, através da Deputada Estadual Fabíola Mansur. Como parceiros e colaboradores tive uma galera muito legal:
Jeane Marilá
SUPBA- Stand Up Paddle Bahia
Paulo Mello- artista plástico
Vulcano Energy Drinks
Toucan SUP
Abukakir Paddles
Rey Náutica
Liger Sport
Ávida Boards
Rua K SUP Club
CTS- Centro de Terapia em Surf
Winddance
Centro Baiano de Pilates
Garota Fitness
Carola Hoisel
Confira os resultados:
Race Open Masculino
1- Ricardo Barata
2- Petrônio
3- Nilton Santos
Race Open Feminino
1- Vanessa Castro
2- Maíra Azevedo
3- Karina Nash
Funrace Geral Masculino
1- Wilson Junior
2- Altemar Vinicius
3- Michel Gama
Funrace Geral Feminino
1- Juliana Amaral
2- Renata Machado
3- Eliane Santana
Funrace Masculino Master
1- Fábio Evangelista
2- Antonielson
Funrace Feminino Master
1- Renata Machado
2- Sarita
Funrace Feminino Gran Master
1- Eliane Santana
2- Mariela Getar