A primeira vez é emocionante. Ao menos, era de emoção que transbordavam os olhos esbugalhados e quase estáticos da estudante Roberta de Brito Alves, 9 anos, ao observar alguns pontos de Salvador, durante a primeira viagem de metrô de sua vida, na manhã desta terça-feira (11).
A CCR Metrô Bahia proporcionou a experiência, que é parte do projeto Passeio Pedagógico, da Escola Municipal José da Conceição, localizada em Dias D'ávila, na Região Metropolitana de Salvador.
Roberta e outros 50 estudantes, entre 4 e 9 anos, conheceram o metrô e se deslumbraram com a vista do maior centro urbano já visto por eles. "Nunca tinha visto um metrô, nem uma cidade tão grande na vida. Estou gostando muito", disse a estudante do primeiro ano fundamental, durante o trajeto.

(Foto: Marina Silva/CORREIO)
A emoção era grande até quando não era possível ver nada. Gritos empolgantes e cantigas ensaiadas tomaram conta do vagão, reservado para as crianças e professoras, durante a passagem do metrô pelo túnel que liga a Estação da Lapa ao Terminal do Campo da Pólvora.
Roberta era uma das mais empolgadas. "Adorei tudo, mas amei o túnel. É diferente a sensação", salientou ela, que elogiou a estética dos vagões e afirmou que nunca havia andado sequer de trem.
Para o gestor de atendimento da CCR, Hamilton Trindade, o objetivo maior é contribuir para o senso coletivo e cidadania das crianças. "As crianças de hoje são os usuários de amanhã, então, é necessário que eles desenvolvam um senso de respeito pelo transporte público", pontuou.
Cerca de 18 minutos foi o tempo total do passeio, ida e volta, que começou pelo Terminal do Retiro e terminou no Terminal da Lapa, passando pelos terminais do Acesso Norte, Bonocô, Brotas e Campo da Pólvora.
O tempo foi curto, mas suficiente para o pequeno Igton Gabriel Nacimento, 6, guardar nas lembranças. "O que mais gostei foi a Arena Fonte Nova, é bem grandona", afirmou sorridente.
Assim como Roberta e os outros colegas, Igton não conhecia Salvador e não desgrudou os olhos das paisagens. "Achei legal que as casas aqui são coladas nas outras, tudo bem coladinho", exclamou, fazendo referência às casas da região da Liberdade, observadas do Terminal do Acesso Norte.
O passeio de metrô foi emocionante também para a professora Marcele Oliveira, 28 anos, que também estava diante do seu primeiro contato com um metrô. "É uma descoberta. Tanto da tecnologia, quanto de uma realidade que é totalmente diferente do cotidiano deles", relatou a professora de Igton.
O sentimento de descoberta também tomou conta do estudante Edvaldo dos Santos, 9, aluno do segundo ano fundamental. Deslumbrado com a velocidade do meio de transporte, ele disse que seria um sonho ter um metrô em Dias D'ávila.
Estudantes e demais pessoas interessadas em embarcar, ou apenas conhecer as instalações do metrô, devem se organizar em grupo e solicitar uma visita por meio do e-mail para faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br ou por meio do número 0800 071 8020.