Publicidade
Dias D'ávila / BA - 23 de Dezembro de 2025
Publicado em 03/10/2016 10h45

Ford inicia programa com foco no mercado de trabalho

Camaçari
Por: Visão Diária

Aula inaugural (Foto: Ascom Ford)

A Ford iniciou a segunda edição do Programa de Educação para Jovens em Camaçari, na Bahia, para promover a qualificação de 100 alunos da rede pública estadual de ensino, com foco no ingresso no mercado de trabalho. O projeto faz parte das ações de responsabilidade social da empresa, é financiado pela Ford Fund, braço filantrópico da montadora, e conta com apoio do Governo da Bahia, Secretaria Municipal de Educação e Sistema SESI/SENAI. Lançado em outubro de 2015, o programa alcança a marca de 200 jovens beneficiados com treinamento técnico e comportamental.

Para receber a nova turma de alunos, Milton Lubraico, diretor de Engenharia do PD da Ford Camaçari, ministrou nesta sesta-feira (30) aula de boas-vindas. O executivo começou como estagiário e em 2016 completou 33 anos na empresa. O programa também prevê palestras com outros profissionais de diferentes áreas, no dia 17 de outubro. João Gomes, analista de RH, Malvina Rebouças, gerente de Compras, e Fábio Santos, engenheiro de Manufatura, irão abordar o tema carreira profissional e trajetória de vida.

Milton Lubraico, diretor de Engenharia do PD da Ford Camaçari


O Programa Ford de Educação é destinado a alunos entre 17 e 21 anos de idade e em condição de vulnerabilidade social. Ele inclui uma bolsa auxílio para lanche e transporte e certificado de qualificação profissional, com duração total de 310 horas. “Os cursos comportamentais, a cargo do SESI, abrangem desde noções de saúde e segurança do trabalho até administração financeira, formação pessoal e social, gerenciamento do tempo, além de informática básica, matemática, lógica, inglês e comunicação. A formação técnica, em parceria com o SENAI, é voltada à preparação de auxiliares nas áreas de administração, eletricidade, mecânica de automóveis e auxiliar de logística”, explica Adriane Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Ford.

As atividades preveem também visita a outras empresas do Polo Industrial de Camaçari e atendimento no programa de saúde bucal Odontomóvel, mantido pela Ford. “O foco principal do projeto é a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, independente de onde venham a construir seu futuro profissional”, lembra Adriane.

Oportunidade única

Djavan Brandão, 16 anos, mora em Pojuca, orla de Camaçari. Ele é o mais velho de quatro irmãos, cuja mãe é doméstica e o pai é pescador. “Não é todo dia que se consegue pescar. Às vezes a situação aperta e não temos uma vida de ostentação, tudo é com muito trabalho”, diz. Para ajudar com as despesas de casa, ele trabalha como garçom, aos finais de semana, numa barraca de praia em Itacimirim. “Lá só ganho os 10%, mas já ajuda muito”. Questionado sobre essa nova oportunidade de capacitação, o jovem é enfático. “Fiquei feliz. É uma forma de melhorar nossa entrada no mercado de trabalho e quero muito ajudar minha família e fazer faculdade de Arquitetura ou Administração”, conta.

Futuro promissor

Aluna da primeira turma do programa, Vanessa Galdino, 18 anos, acorda às 5h30, entra na Ford às 7h e sai às 15h direto para a faculdade em Salvador. Volta para sua casa por volta da meia noite. “Na Ford, descobri qual caminho gostaria de seguir profissionalmente: Engenharia de Produção”, diz. Mesmo com a rotina puxada, ela enfatiza que está construindo o seu sonho e não quer desistir diante das dificuldades. “Cada pessoa tem suas experiências, é preciso aprender com elas e fazer sempre seu melhor. Hoje eu pago minha faculdade e ainda consigo ajudar no sustento da minha família, o que me orgulha muito”, revela.

Autoria: Ascom Ford

Comente essa notícia