/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/6/J/HlCjQeQeCL2eSQgTkfSw/fabrica.jpg)
Petrobras anuncia fechamento de fábrica de fertilizantes no Polo Petroquímico de Camaçari — Foto: Reprodução/TV Bahia
A Justiça Federal determinou a suspensão do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), que fica no polo industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador. A decisão, em caráter liminar, foi expedida no final da tarde de quinta-feira (30).
O anúncio do fechamento foi feito pelo Petrobras em março de 2018. Na época, a empresa alegou problemas financeiros como motivo para o fechamento da fábrica. A medida impactaria nos empregos de 700 trabalhadores. A fábrica está instalada no local desde 1971.
A decisão de suspender o fechamento foi tomada pelo juiz Fábio Roque da Silva Araújo, da 13ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária-BA. No texto, ele determina o cancelamento do "ato administrativo que determina a hibernação das Fábricas de Fertilizantes da Bahia e de Sergipe".
Ainda no documento, o juiz determina que a Petrobras cumpra a decisão no prazo máximo de 48h, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil para cada dia de descumprimento.
O G1 entrou em contato com a Petrobras, para saber se a fábrica está funcionando nesta sexta-feira (1º) e o posicionamento da empresa com relação á decisão judicial.