Publicidade
Dias D'ávila / BA - 26 de Dezembro de 2025
Publicado em 21/11/2018 22h49

Vice-prefeito de Dias d'Ávila visita Unidades de Saúde beneficiadas com médicos cubanos

.
Por: Dias D'Ávila/Ascom

Na última terça-feira (20) o Vice Prefeito, Geraldo Requião, acompanhado do Secretário e do Sub Secretário de Saúde, Caio Clécio e André Rosas, visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros da Varginha e do Entroncamento com o objetivo de criar possíveis estratégias para minimizar os impactos que serão causados com a saída dos médicos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos (PMM) no município.

Dias d'Ávila foi uma das cidades baianas que mais recebeu profissionais cubanos e nos últimos 04 anos, já passaram por aqui cerca de 6 médicos do Programa. Atualmente, o município conta com o atendimento de 3 deles, que devem deixar de realizar os atendimentos ainda essa semana, por solicitação do Governo do seu país. 

Para o Vice Prefeito Geraldo Requião, os cubanos deram uma importante contribuição para elevar a qualidade da saúde no município, principalmente na atenção básica.  "Eles são médicos super atenciosos, competentes e a satisfação dos usuários é unanime. Estamos na expectativa e em contato com o Ministério da Saúde para que novos profissionais cheguem ao município o mais rápido possível, para que não seja gerado nenhum prejuízo assistencial para a nossa população," pontuou Geraldo.

Na Unidade de Saúde da Varginha, uma senhora muito emocionada nos chamou a atenção. Tratava-se de Dona Maria de Freitas, dona de casa, de 54 anos e moradora do bairro, que tinha acabado de receber a notícia de que a Dra Virginia, médica cubana, iria deixar de atender na Unidade. "Ninguém conseguiu controlar o diabetes da minha mãe, só ela. Depois de controlada ainda conseguiu baixar a taxa de 500 mg/dl pra 120mg/dl. Ela é uma excelente médica e a gente sente que ela trabalha por amor mesmo. Se eu fosse homem, eu casaria com ela só pra ela ter a cidadania brasileira e ficar morando aqui no Brasil", desabafou dona Maria.

O Programa Mais Médicos, criado em 2013, surgiu com o propósito de garantir o provimento de profissionais da medicina nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil, locais onde existiam muitas dificuldades em fixar médicos brasileiros, melhorando assim o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Saúde do município (SESAU), já traça estratégias para minimizar os impactos até que novos profissionais cheguem ao município. 

Comente essa notícia