
Quando o assunto é falta de atenção ao dirigir, muito se fala sobre o uso de celular. Mas uma das principais distrações está a apenas alguns centímetros de distância – são os passageiros. A maioria deles provavelmente não tem consciência da influência que exerce sobre os motoristas, mas pesquisas indicam que seu comportamento é tão crucial quanto o do condutor do veículo quando se trata de segurança.
Imagine esta situação: a família está no carro, presa no trânsito, e o pai, que está dirigindo, decide pegar um caminho mais rápido para casa, mas entra em uma rua errada. “Agora nunca chegaremos em casa”, grita a mãe do banco do passageiro. As crianças, seguramente afiveladas ao cinto de segurança no banco de trás, começam a chorar. Com tantas distrações, a mãe aumentou as chances de o motorista ficar desatento e fazer um movimento perigoso ao volante.
Como os passageiros influenciam os motoristas
Um estudo do George Institute, da Austrália, mostrou que motoristas com passageiros são 60% mais propensos a sofrer um acidente que resulte em ferimentos graves em comparação a quando dirigem sozinhos. Os passageiros influenciam o comportamento do motorista - tanto de forma positiva como negativa - devido a uma série de fatores, como idade, relação do motorista com o passageiro e até mesmo o sexo do motorista em relação ao do passageiro.
O estudo revelou que, embora as mulheres apresentem índices mais baixos de direção perigosa, a presença de um homem no banco do passageiro aumenta a possibilidade de elas fazerem alguma manobra arriscada em comparação a situações em que estejam viajando com outra mulher. Além disso, em geral as pessoas ao volante tendem a ser menos atentas e menos capazes de prever riscos quando há passageiros a bordo.
“Os passageiros devem se conscientizar da influência que a sua presença pode ter no motorista”, diz Robson Jardim, supervisor de Operações do Campo de Provas da Ford em Tatuí. “Eles precisam colaborar para que a viagem seja segura, evitando comportamentos que causem distração e ajudando o motorista a manter o foco na estrada.”
Como ser um bom passageiro
Os passageiros ajudam a definir o clima da viagem - eles podem ser colaborativos e tranquilos ou gerar estresse e má influência. Confira cinco maneiras de ser um passageiro melhor: